Câmara Municipal de Carauari

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Ouvidoria Vereadores Presidência
 capa: 21ª Sessão Ordinária

21ª Sessão Ordinária

18/08/2020

 

MATÉRIAS DO DIA:
 
- A Presidente Zonaira Carvalho Pereira mediante todos os questionamentos e respostas do Agente da Amazonas Energia deixou claro que estarão formalizando documento para a Diretoria da empresa para melhor qualidade dos serviços de energia e agradeceu a presença dos Senhores William Carvalho Bezerra e José Carlos Pereira Serafim pelos esclarecimentos explanados e deixou essa Casa Legislativa a disposição e de portas abertas para a empresa.
- Ofício nº 030/5º GPM – 2020, respondendo o OF. CMC nº 042/2020 de 03 de junho de 2020;
- Requerimento nº 002/2020 de autoria do nobre Vereador Antonio Almires das Chagas Gondim, que requer do Chefe do Executivo Municipal tornando essencial os serviços de Moto Táxi e Moto Frete a partir do horário “Toque de Recolher” às 17h00min;
- Requerimento nº 002/2020 de autoria do nobre Vereador Etevaldo Avelino Lobo, que requer da gerência Local da COSAMA aquisição e instalação de um grupo gerador para garantir o abastecimento de água a nossa população em decorrência das constantes interrupções de energia elétrica em nosso município.
 
PAUTA:
 
- Estiveram presente na Sessão o Senhor William Carvalho Bezerra Gerente da Amazonas Energia e o funcionário José Carlos Pereira Serafim a convite da Mesa Diretora para prestarem esclarecimentos sobre os apagões e as constantes interrupções de energia que vem acontecendo no município.
 
- A Presidente Zonaira Carvalho Pereira deu boas vindas ao Senhor William Carvalho Bezerra Agente da Amazonas Energia e ao funcionário José Carlos Pereira Serafim, e pediu que os mesmos fizessem um breve esclarecimento sobre o apagão ocorrido de aproximadamente vinte e sete horas e as constantes interrupções de energia que vem acontecendo, pois muitas famílias estão sendo prejudicadas e a sociedade precisa de uma resposta.
 
- Os Vereadores presentes também fizeram alguns questionamentos ao Agente da Amazonas Energia no que se refere ao anseio da população que esperava que o fornecimento de energia fosse melhorar com a nova usina termelétrica; haja vista a grande preocupação dos consumidores com a chegada do verão e a população não pode ficar no prejuízo; foram questionados também sobre as dificuldades de ressarcimento de danos elétricos e de materiais causados pelas interrupções de energia, também sobre informações precisas em relação à prorrogação de mais dois meses pelo Governo referente à proibição do corte de energia nesse período de pandemia em virtude do Covid-19, salientaram que existe ainda uma imensa preocupação dos usuários com relação aos constantes boatos surgidos que o município pode ficar a qualquer momento sem energia elétrica, pois hoje sabemos que não se pode mais viver sem energia e que todos tem direitos iguais no fornecimento de energia e algumas localidades estão sendo prejudicadas com o corte de energia por motivos de sobrecargas na distribuição e que a empresa geradora do produto tem que solucionar o problema; Também foi questionado pelos Vereadores presentes que o último apagão sofrido foi uma grande preocupação da população e dos comerciantes porque os mesmos estavam com seu abastecimento total de frios em estoque; Foi pedido ainda pelos Vereadores que a emprese atenha dos meios de comunicação e até mesmo dessa Casa Legislativa como espaço para trazer esclarecimento a sociedade, pois como trata-se de período eleitoral pretensos candidatos se apropriam do problema querendo jogar os Vereadores de encontro com a sociedade, lamentamos a ignorância de pessoas que nunca vieram a essa Casa ou sequer sabe qual o papel do Vereador, registrou que essa Casa Legislativa tem agido com respeito e zelo pela população de forma responsável. Por fim, ressaltou-se ainda a necessidade da Amazonas Energia criar um Portal da Transparência para que a população possa ficar esclarecida dos problemas que estão acontecendo, porque assim esse Parlamento terá as informações precisas para darmos uma resposta precisa a nossa sociedade.
 
- O Senhor William Carvalho Bezerra Gerente Local da Amazonas Energia iniciou agradecendo o convite da Casa, esclareceu que o problema de danos elétricos continua normal e a empresa está fazendo os devidos ressarcimentos financeiros, disse que a empresa Aggreko geradora de energia está operando em todo município no momento com apenas um único alimentador e por muitas vezes houve a necessidade de se desligar certas chaves da cidade para o alívio de carga no fornecimento de energia, e que a Amazonas Energia já pediu que fosse substituído o equipamento ou retirassem o mesmo, o problema é que o referido equipamento é o conjunto de medição para que a Aggreko possa cobrar da Amazonas Energia os kwh gerados no fornecimento de energia para o município. Salientou que as interrupções no período do verão não irão acontecer porque a Aggreko já conseguiu outro equipamento de distribuição de medição de energia, em relação à falta de energia a qualquer momento disse que sempre existirá essa possibilidade devido aos imprevistos surgidos, tornou saliente que o Projeto Luz para Todos é o único recurso disponibilizado pelo Governo e as demais despesas são realizadas com recursos da própria Amazonas Energia, falou que a empresa não determina preços de tarifas e que as mesmas são determinadas pela ANEL, deixou claro que os atendimentos no momento estão sendo feitos apenas pelo Call Center em virtude da pandemia do novo Coronavírus, novamente afirmou que os alimentadores não é o problema e sim no conjunto de medição de kwh, e que a Aggreko não é uma empresa terceirizada da Amazonas Energia e sim uma distribuidora de energia como determina a ANEL em relação a divisão entre distribuição e geração, sobre a prorrogação e proibição de corte de energia elétrica determinado pelo Governo falou que após os referidos prazos estipulados a política de corte da empresa continuará normalmente. Finalizou pedindo que a Casa Legislativa solicite através de documento mensal ao escritório da Amazonas Energia informações sobre os motivos de constantes interrupções de energia, para que posteriormente possamos responder os devidos motivos para que a sociedade tenha uma resposta da problemática.
- O Senhor José Carlos Pereira Serafim iniciou agradecendo o espaço cedido pela Mesa Diretora da Casa e esclareceu aos demais Vereadores que está atualmente exercendo suas atividades na área de distribuição e que após um minucioso levantamento realizado na cidade foi constatado inúmeros problemas como cruzetas deterioradas com o passar do tempo. Falou que muitas interrupções de energia são programadas para reparos na rede e que acaba caracterizando por muitas vezes na população como constantes falta de energia, pediu também que quando ocorresse um dano elétrico por falta de energia, o consumidor deverá anotar o dia ocorrido e a hora da interrupção de energia e formalize na empresa seu prejuízo. Encerrou esclarecendo aos demais presentes que existe uma planilha com muitas paralisações programadas.

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