capa: O LEVANTAMENTO DO POTENCIAL PRODUTIVO DO AÇAI NO ESTADO DO AMAZONAS

O LEVANTAMENTO DO POTENCIAL PRODUTIVO DO AÇAI NO ESTADO DO AMAZONAS

04.09.20//

Exatamente as 09h00min horas reuniram-se na Sala de Reunião da Câmara Municipal de Carauari os seguintes Vereadores:

ZONARA CARVALHO PEREIRA (PRESIDENTE); PAULO SÉRGIO UMA CAVALCANTE (VICE-PRESIDENTE); ELIZANGELA BRITO DE OLIVEIRA (SECRETÁRIA); VEREADORES: ETEVALDO AVELINO LOBO, ANTONIO CRISTIANO CAMPELO MEDEIROS, ANTONIO ALMIRES DAS CHAGAS GONDIM, JOÃO DANTAS DE BRITO NETO e LEINICE DA SILVA BARROSO.

A reunião teve como tema o levantamento do potencial produtivo do açaí no Estado do Amazonas, especificamente no município de Carauari através da empresa Bertolini, contando com a participação dos Senhores Paulo Chagas Gomes da Silva e Hellen Medeiros de Souza representando a referida empresa; o Senhor Mikael Diego Guimarães da Silva, Coordenador da SEPROR e do Senhor Daniel de Paula Gondim, Secretário Municipal de Produção. A Presidente Zonaira Carvalho Pereira deu boas vindas aos representantes da Bertolini e explicou que o objetivo da presente reunião é o entendimento do processo da visita dos mesmos ao município haja vista a necessidade de termos informações precisas para dar satisfação e respostas corretas a sociedade. Os representantes da Bertolini iniciaram agradecendo o convite da Casa, ressaltaram que a Bertolini é uma empresa de transportes fluviais, terrestres e construção naval e agora estão ramificando também para o setor da agroindústria, e que a partir de informações adquiridas pela Secretaria de Produção do Estado e do IDAM Central, foram apontados os município do interior do Amazonas que tem maior potencial na produção do açaí, e o município de Carauari foi apontado como um dos municípios com grande produtor da cultura, salientaram que Carauari está sendo o quinto município visitado e que partir das informações estão realizando um levantamento inicial para saber além do potencial produtivo, como está a organização dos coletores, como funciona essa produção dentro do município, qual o período do tempo da safra, a capacidade de produção de cada município, se os produtores utilizam sacas e ainda a capacidade de produção semanal porque a balsa virá de Manaus e passará pelos municípios em que a empresa considera como um bom potencial produtivo. A intenção da empresa é que sua presença não cause nenhum tipo de conflito, seja para as comunidades ou para as instituições, e a partir dos pontos identificados como positivos ou a partir do ponto que não compense para a empresa a logística do transporte da balsa, a direção da mesma irar decidir se atuará ou não no município. Frisou que a balsa funcionará como uma indústria e processará toda a produção que será transportada em outra balsa que servirá como apoio, disse que o interesse da empresa é receber toda a matéria prima e realizar o pagamento direto para o produtor ou para a comunidade, não existe ainda um valor definido, mas que seja um preço justo para as duas partes envolvidas. Esclareceram que a princípio o interesse da Bertolini é apenas a produção do açaí e também não interferindo no consumo local atingindo assim as localidades mais distantes, transpareceram também que o projeto não é apenas para dois ou cinco anos, e sim um trabalho de muitos anos, não só com a compra do açaí, também como incentivo ao reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. A Presidente da Casa juntamente com os Vereadores garantiram que não haverá inibição ao projeto por parte do Poder Legislativo, e que a nossa preocupação é a garantia da não interferência no abastecimento do município porque o açaí hoje é considerado como uma alimentação direta para os nossos munícipes, pediram ainda que o projeto seja enviado a essa Casa legislativa para que todos os pares do Poder tenham conhecimento na íntegra sobre o conteúdo do mesmo. Alguns questionamentos e dúvidas surgiram por parte dos Vereadores presentes aos representantes da empresa Bertolini como a importância da apresentação da empresa, haja vista, cidadãos e empresas chegarem no município sem dar nenhuma satisfação ao Poder Público; o cuidado de comprar e pagar de forma imediata; que os produtos não sejam vendidos por um preço mínimo; qual o tipo de beneficiamento usado pela empresa sendo no mercado nacional ou internacional; a capacidade de produção e política de preço mínimo; se o projeto já está formatado ou ainda em fase de formatação; quais as áreas que serão utilizadas para a compra de produção; trabalhar a conscientização e preservação ambiental; beneficiar a empresa sem prejudicar o município utilizando de forma direta a produção que fica excedente na zona rural para a devida comercialização contemplando ainda a mão de obra local. Após todos os questionamentos e dúvidas serem dirimidos pelos representantes da empresa Bertolini, os mesmos também divulgaram que a fase de levantamento acontecerá até janeiro e a implantação no município a partir de março de 2020. Nesse momento a Senhora Presidente passou a palavra aos Senhores Paulo Chagas e Hellen, representantes da empresa Bertolini fazerem suas considerações finais, que agradeceram novamente a oportunidade de estarem visitando a Casa para os devidos esclarecimentos sobre o projeto da empresa, ressaltaram que a cidade é bem organizada com uma boa estrutura e as comunidades também bem organizadas, e desejaram que o projeto dê certo e seja viável tanto para o município beneficiando os produtores de açaí como também para a Bertolini. A Presidente da Casa Zonaira Carvalho Pereira agradeceu a presença dos Vereadores, dos representantes da empresa Bertolini, do Coordenador da SEPROR Diego Guimarães e do Secretário Municipal de Produção Daniel Gondim e declarou encerrada a presente reunião que tratou do tema levantamento do potencial produtivo do açaí no Estado do Amazonas, especificamente no município de Carauari.