capa: Atualização do Titulo de Eleitor

Atualização do Titulo de Eleitor

20/08/2019

Exatamente as 10h00min horas reuniram-se na Sala de Reunião da Câmara Municipal de Carauari os seguintes

Vereadores: ZONAIRA CARVALHO PEREIRA (PRESIDENTE); PAULO SÉRGIO LIMA CAVALCANTE (VICE-PRESIDENTE); ELIZANGELA BRITO DE OLIVEIRA (SECRETÁRIA); VEREADORES: ETEVALDO AVELINO LOBO, ANTONIO CRISTIANO CAMPELO MEDEIROS, ANTONIO ALMIRES DAS CHAGAS GONDIM, CÉSAR AUGUSTO EVANGELISTA FERREIRA, FRANCISCO JOSÉ SOUZA DOS SANTOS e JOÃO DANTAS DE BRITO NETO.

A reunião contou com a participação do Juiz Eleitoral Dr. Jânio Tutomu Takeda e do Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas Ruy Wanderley C. Lopes, onde na oportunidade foi pedido pelo Juiz Eleitoral a divulgação, colaboração e ajuda dos senhores Vereadores no sentido de tentarem trazerem os eleitores para o processo de revisão eleitoral que será realizado até o mês de outubro do corrente ano, ressaltando que os eleitores que não passarem pelo processo de revisão eleitoral ficarão com o título cancelado e fora do processo de votação das eleições de 2020. Na ocasião foi entregue para a Presidente da Casa a relação com todos os eleitores da Zona Rural que estão precisando fazerem o processo de revisão. De acordo com a relação geral de eleitores o município de Carauari possui aproximadamente vinte mil eleitores, mas na realidade o eleitorado atinge um percentual entre quatorze mil e no máximo quinze mil eleitores, e o restante é constituído de eleitores que muitos deles não residem no município e só aparecem em ano de eleição e outros ficam apenas justificando, portanto esse trabalho de revisão é para sabermos o total exato do eleitorado de Carauari. Esclareceu que estarão indo também na rádio a partir das dezessete horas para esclarecer a população desse serviço de revisão eleitoral, relatou também aos Vereadores que não temos estrutura e nem logística adequada para nos deslocarmos até a Zona Rural para fazer esse trabalho, portanto a solução são os eleitores procurarem na sede o Cartório Eleitoral. Disse que a partir do dia 26 (vinte e seis) de agosto o cartório eleitoral estará intensificando os atendimentos estendendo os horários de funcionamento das 08:00 até 17:00 horas, inclusive os 3 (três) últimos sábados que antecederão o período revisional no qual encerrará dia 11 de outubro; e as pessoas que não fizerem a revisão infelizmente ficarão impossibilitados de votarem nas próximas eleições. O Senhor Ruy Wanderley Analista Judiciário do TRE-AM, explicou aos Vereadores que os eleitores que não comparecerem na revisão e que venham a terem o título de eleitor cancelado poderão serem prejudicados no recebimento do benefício rural, da aposentadoria e/ou qualquer outro tipo de benefício, no entanto faz-se necessário sendo de suma importância a mobilização da presença dessas pessoas no Cartório Eleitoral para regularizarem sua situação. Foram também dirimidas algumas dúvidas dos Vereadores em relação a retirada de títulos a partir dos dezesseis anos, prazo de transferência de títulos, diferença entre biometria e serviços de revisão, se pode ou não votar acompanhado de crianças ou outra pessoa e se pode utilizar o aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral disponíveis no celular no momento da votação. Finalizando sua fala o Juiz Eleitoral D. Jânio Tutomu Takeda informou que estão faltando 5.523 (cinco mil, quinhentos e vinte e três) eleitores comparecerem no cartório para regularizarem e atualizarem seus títulos no município e agradeceu aos Vereadores o espaço cedido na Casa para a divulgação das informações pertinentes e reiterou novamente o pedido de divulgação, colaboração e ajuda no sentido de tentarem trazerem os eleitores até o Cartório Eleitoral para o serviço de revisão eleitoral. A Presidente Zonaira Carvalho agradeceu a presença dos Vereadores, do Juiz Eleitoral Dr. Jânio Tutomu Takeda e do Analista Judiciário do TER-AM Ruy Wanderley C. Lopes e deixou os espaços da Casa a disposição para qualquer informações que se fizerem necessárias e declarou encerrada a presente reunião.