capa: Sessão Solene

Sessão Solene

17/08/2020

- A Presidente em Exercício Vereadora Elizangela Brito de Oliveira deu boas vindas as Mulheres presentes e teceu um breve comentário sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, e que a data celebra as lutas e conquistas da classe feminina, sendo o dia 8 de março celebrado em todo o mundo para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres. Ressaltou ainda que a data é uma oportunidade de chamar atenção para a necessidade de acelerar os movimentos em direção à igualdade de direitos.

Na presente Sessão Solene estiveram presentes as Senhoras:
Geralda Ramos Brito – Representante da Associação dos Pescadores;
Almira Silva e Eliane Soares – Representantes da ASPROC;
Elidonilda de Souza – Representante da AMARU; Claudeane Justino – Representante dos Professores;
Rosilda do Carmo Brito – Representante da ASPROMUC;
Raimunda Pires – Diretora da Asmamy e Sanderly do S. Araújo – Representante da AMPAER.

- A seguir foi feita a execução do Hino de Carauari, seguida ainda de uma prece realizada pelo Vereador Antonio Cristiano Campelo Medeiros abençoando a presente Sessão Solene.

PAUTAS:

Vereador Antonio Almires das Chagas Gondim:

- Saudou todas as mulheres pela passagem e reconhecimento pelo seu dia; salientou ser uma data importante devido ao momento em que vivemos com muitos feminicídios acontecendo no Brasil;
- Ressaltou a importância das associações que são representadas pelas mulheres em nosso município;
- Sobre o julgamento acontecido ontem na cidade envolvendo um ato de feminicídio frisou ser justo a condenação de trinta anos ao réu;
- Encerrou parabenizando em nome do Poder Legislativo Municipal todas as mulheres, desejando-lhes muita saúde, felicidades e sucesso.

Vereador Francisco José Sousa dos Santos:

- Ressaltou que os homens deveriam tratar as mulheres da forma que as mesmas merecem com todo carinho, valor e respeito;
- Lamentou o alto índice de violência que são ocorrido contra as mulheres no Brasil; e comentou sobre a importância do respeito mútuo entre os casais;
- Encerrou desejando em nome de sua mãe muitas felicidades e votos de parabéns a todas as mulheres de nosso município.

Vereador Etevaldo Avelino Lobo:

- Tronou saliente que o dia internacional dedicado a mulher é uma data muito especial, porque a mulher é uma joia preciosa e precisa ser muito valorizada; sendo a maior tristeza que pode existir é um homem tirar a vida de uma mulher;
- Registrou o alto índice de homicídios que vem acontecendo contra as mulheres em nosso país;
- Encerrou parabenizando em nome de sua esposa e de suas quatro filhas todas as mulheres carauarienses.

Vereador João Dantas de Brito Neto:

- Iniciou saudando de modo especial todas as mulheres presentes na Sessão Solene;
- Salientou que é uma pena que essas homenagens só acontecem em determinadas datas ou quando acontecem episódios ruins; Disse ser importante que as pessoas sejam homenageadas ainda em vida e não depois de mortas;
- Comentou ser notório a força da mulher quando está no comando de uma instituição;
- Falou que Carauari através dos jurados deram uma resposta positiva ontem no julgamento contra um ato de feminicídio acontecido no município no ano de 2019;
- Disse ser impressionante a covardia que vem sendo praticada contra as mulheres no Brasil, e que as pessoas que praticam esses atos covardes tem que serem punidas;
- Encerrou parabenizando todas as mulheres pela determinação, garra e resistência, contemplando-as ainda com paz, saúde e muitas felicidades.

Vereador Antonio Cristiano Campelo Medeiros:

- Iniciou salientando ser árdua a luta das mulheres para chegarem no patamar de igualdade ao homem em que estão atualmente; e que o toque feminino faz a diferença em todos os segmentos da sociedade;
- Pediu que Deus dê muita sabedoria a todas as mulheres para exercerem suas atribuições e que hoje a sociedade vê as mulheres com outra visão porque alcançaram seus direitos perante a Lei;
- Encerrou parabenizando as Vereadoras e servidoras dessa Casa Legislativa e também todas as mulheres do nosso município pela passagem dessa data internacional tão importante dedicada a classe feminina.

- Nesse momento a Presidente em Exercício Vereadora Elizangela Brito de Oliveira cedeu a palavra para as mulheres representantes de classes e instituições de nosso município que encontravam-se presentes na Sessão Solene, onde todas iniciaram agradecendo o convite da Casa e agradeceram pela homenagem prestada pelo Poder Legislativo, tornaram saliente que a mulher é símbolo de garra, determinação, força e resiliência na sociedade atual em que vivemos. Ressaltaram ainda que um determinado problema conjugal chegar ao feminicídio é o extremo da situação, que não é a palavra do homem que basta e sim a compreensão e o respeito através do diálogo. As mesmas encerraram pedindo união da classe feminina e que possam juntas lutarem cada vez mais em busca dos seus direitos e em defesa das mulheres, principalmente daquela classe que ainda são indefesas.
- Finalizando a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi entregue pela Presidência do Poder e demais Vereadores uma singela lembrança as Mulheres presentes em Plenário.